19 06 PEN A Profª e Engenheira química NoticiaA engenheira química Verônica Calado fez história como a primeira mulher a coordenar uma área de Engenharias na CAPES. Graduada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado e doutorado pelo Programa de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição em que leciona desde 1989, ela assume a coordenação de Engenharia II. O convite foi, em suas palavras, algo “inesperado e bem-vindo”.

Verônica reconhece a importância de ser a primeira mulher a ocupar uma coordenação das Engenharia e pondera que “levou muito tempo para que isso acontecesse”. Há muitas mulheres nas engenharias há certo tempo, “mas só agora uma assumiu a coordenação de uma das engenharias, coincidentemente a mais feminina delas”, a Engenharia Química. Na UFRJ, seus trabalhos tratam do aproveitamento da biomassa, análises térmicas, estatística aplicada e compósitos poliméricos, quando dois materiais são misturados para obter um produto com uma qualidade superior aos originais.

Clique AQUI e confira a notícia completa!

Fonte: GOV BR