A Dosimagem, uma startup inovadora no campo da dosimetria clínica, recentemente firmou uma parceria estratégica com o Hospital de Amor de Barretos. Fundada pela Dra. Mirta Berdeguez, ex-aluna do Programa de Engenharia Nuclear (PEN), a empresa está realizando uma prova de conceito (PoC) para seus serviços de dosimetria interna específica.

Durante quatro dias, a equipe da Dosimagem esteve no Hospital de Amor de Barretos para realizar a calibração e o estudo de sensibilidade da SPECT/CT. Este estudo é essencial para garantir a precisão e a eficácia das medições de dose absorvida pelos pacientes, contribuindo para tratamentos mais seguros e eficazes.

Inovação e Expertise

A Dra. Mirta Berdeguez, que completou seu doutorado e pós-doutorado no PEN antes de fundar a Dosimagem com o apoio do programa Doutor Empreendedor, lidera a equipe com expertise e visão inovadora. Seu compromisso com a excelência científica e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o doutorado e pós-doutorado no PEN são evidentes no sucesso da empresa.

Participação Acadêmica

Harlley Hauradou, aluno de doutorado do PEN sob a orientação do Professor Ademir e da Dra. Mirta Berdeguez, também participou deste projeto, aplicando seu conhecimento acadêmico para auxiliar na calibração e no estudo de sensibilidade da gamma câmara. Sua contribuição é um exemplo de como a formação acadêmica do PEN se traduz em práticas aplicadas no setor de saúde.

Impacto no Setor de Saúde

Esta colaboração entre a Dosimagem e o Hospital de Amor de Barretos representa um marco significativo na integração de avanços tecnológicos com a prática clínica. A precisão na dosimetria interna é fundamental para tratamentos eficazes em medicina nuclear, e a calibração precisa da gamma câmara é um passo vital para atingir esse objetivo.

Futuro Promissor

O sucesso desta PoC abre caminho para futuras colaborações e amplia as oportunidades para a Dosimagem no setor de saúde. A startup continua a sua trajetória de inovação, sempre com o respaldo científico e a orientação de renomados profissionais do PEN.

A comunidade do PEN se orgulha de ver seus ex-alunos contribuindo de maneira tão significativa para avanços na medicina nuclear, reafirmando o compromisso do programa com a formação de líderes e inovadores.

Com esta parceria e os resultados promissores, a Dosimagem se consolida como um exemplo de sucesso na transferência de conhecimento acadêmico para o setor empresarial, com impacto direto na melhoria dos tratamentos de saúde.