25 08 UFRJ40anos noticiaQuerido Reginaldo Baptista, neste momento, com muita honra, gostaríamos de lhe agradecer por todos esses anos dedicados à esta instituição. E dizer que você é muito importante para essa Universidade. Seu comprometimento e contribuição fazem com que o COPPE, e consequentemente a UFRJ, seja tão relevante e necessária para toda a sociedade.

O PEN/COPPE/UFRJ o parabeniza.

 

25 08 OrientaçãoRetornoATENÇÃO!  
“A orientação para as unidades das Diretrizes para o Retorno Pleno das Atividades Presenciais da Reitoria:
 
“Encaminhar o servidor ou aluno, por meio de documento impresso ou digital, para a testagem no CTD-covid-19, e paralelamente avaliar outras medidas pertinentes em decorrência da convivência pregressa deste indivíduo com outras pessoas, no intuito de viabilizar a detecção precoce de contactantes mais expostos ao risco de infecção. A Chefia imediata do servidor ou Direção da unidade ou a coordenação do curso deve salientar que, tanto o servidor quanto o aluno, poderão realizar diretamente o agendamento no site do CTD-covid-19 clicando AQUI. Neste caso, deverão, imediatamente, comunicar sua condição clínica à sua respectiva chefia imediata ou coordenação de curso, para regularizar a situação de afastamento. Alternativamente, pode ser utilizado o canal do e-mail para orientações quanto à testagem (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.). Recomenda-se a leitura do documento complementar de Estratégia nas Testagens, disponível AQUI. Afastamento imediato por 10 dias.
 
Instruir a comunidade local sobre a necessidade de autoavaliação de sinais e sintomas comuns da covid-19 (febre igual ou superior a  37,8º C, tosse seca, cansaço, falta de ar, dor de garganta, coriza, cefaleia, perda olfativa e/ou de paladar, diarreia) e sobre a necessidade de se afastar imediatamente da convivência social e de comunicar a suspeita de covid-19 ao responsável imediato (Chefia ou Coordenação de curso).”

2508 ProjetoA participação feminina nas áreas científicas tem progredido. Mas o quadro atual mostra que é preciso construir um futuro ainda melhor, com maior paridade de gênero em STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Clique AQUI e saiba mais! 

 

25 08 MulheresSteam noticiaAté o dia 30 de agosto estão abertas as inscrições para quem deseja submeter um trabalho no I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM, que será realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos nos dias 21 e 22 de outubro. O edital e os templates para submissão estão disponíveis AQUI.

Os artigos deverão ser inéditos e de autoria exclusiva da(s) autora(s) e/ou autor(es). Todas as apresentações serão em formato presencial.

O evento

O I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Organizado pelo Parque e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem como objetivo ampliar as conexões e a integração entre academia, indústria e agentes políticos para fortalecer regional, nacional e internacionalmente as ações voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que incluem a atuação de mulheres.

Os dois dias de evento contarão com palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres de trabalhos, além de workshops e plenária para discutir ações para o futuro.

Mulheres em STEAM

O conceito de STEAM abrange a atuação nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática. O movimento surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 90. Inicialmente, a sigla era STEM e, depois, entrou também o “A”, de Arts, As artes foram introduzidas para fomentar também a criatividade, comunicação, habilidades interpessoais para formação de lideranças e equipes de alta performance.

A Comissão Organizadora agradece.

 

2508 EgressosO Programa e o Departamento de Engenharia Nuclear (PEN/DNC) da UFRJ promoverá ao longo do ano uma série de Eventos Acadêmico-Científicos com especialistas do setor nuclear, abertas a todos interessados, em especial a seu corpo discente de graduação e de pós-graduação.

Como parte do Planejamento Estratégico PEN/DNC, o acompanhamento de egressos é de grande importância e está diretamente relacionado com a missão e finalidades da Engenharia Nuclear da UFRJ contribuindo para a formação atual de seus discentes. O PEN possui 54 anos e existência enquanto a graduação em engenharia nuclear (a única do país) completa 12 anos, agora em 2022.

O primeiro Evento será totalmente presencial, em 19 de Maio de 2022, 8h-13h, no CT, Bloco G, sala 122 e contará com a presença de 11 (onze) egressos do DNC e/ou do PEN – POLI/COPPE/UFRJ. Todos estão inseridos no mercado nuclear, distribuídos entre empresas privadas, governamentais e Universidades, evidenciando a diversidade das possibilidades de atuação da Engenharia Nuclear. Entre eles, temos o prazer de acolher a Primeira Engenheira Nuclear formada no Brasil, pela Escola Politécnica da UFRJ, além de atuais CEOs de empresas, pró-reitores, membros da nova Autoridade Nacional de Segurança Nuclear formada a partir da cisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Título: Engenharia Nuclear Presente-perspectivas inovadoras dos egressos do PEN/DNC.

Agenda:

8-10h Mesa redonda I

Mediadora: Dra. Anna Letícia de Souza (CNEN)
Dra. Eneida Ribeiro (CNEN)
Profa. Juliana Pacheco (Virgínia Tech/USA)
Dra. Mirta Berdeguez (CEO Dosimagem)
Eng.Nuclear Srta. Sara Loureço (Amazul/CNEN)

10h-10h30 min: cofre break.

10h30min-12h30min: Mesa redonda II

Mediador: Prof. Edson Andrade (UFPB)
Dr. Alessandro Facure (CNEN)
Prof. Dr. Daniel Palma (CNEN/IEN)
Prof. Dr. Edmilson Monteiro (UEZO/UERJ)
Eng. Nuclear Igor Rocha (Marinha do Brasil)
Eng. Nuclear Mateus Cunha (Ambev/RJ)

12h30min – 13h: dúvidas e conversa livre com a plateia.

Comitê Organizador de Eventos PEN/DNC:
Prof. Ademir Xavier da Silva (vice coordenador de Graduação da Engenharia Nuclear-POLI/UFRJ)
Prof. Alessandro da Cruz Gonçalves (Chefe de Departamento de Energia Nuclear da POLI/UFRJ)
Prof.ª Inayá Corrêa Barbosa Lima (Coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ)

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