Na penúltima semana de junho, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), embaixador Rafael Mariano Grossi, esteve em missão oficial no Brasil. No dia 21 de junho, participou de uma cerimônia na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), localizada em Botafogo, Rio de Janeiro.
O evento contou, entre outros, com a participação das alunas de pós-graduação Mayara Francisca Reis de Souza e Ludimila Silva Salles de Sá, do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE/UFRJ, do laboratório LASME, chefiado pelo Prof Su Jian (Chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da POLI UFRJ). As alunas foram contempladas pelo Marie Sklodowska-Curie Fellowship Program, um programa de parceria com a AIEA que seleciona cientistas mulheres de excelência no Rio de Janeiro. Elas tiveram a oportunidade de conversar com o diretor Rafael Mariano Grossi, que comentou em suas redes sociais: "Good to meet the talented participants of MSCFP here in Rio." que significa "Que bom encontrar as talentosas participantes da MSCFP-IAEA aqui no Rio" com a #NuclearNeedsWomen que é o principal foco do programa.
Representando a área nuclear com grande destreza, em nome da coordenação do PEN, as alunas entregaram duas medalhas ao diretor. Uma em comemoração aos 55 anos do programa de Engenharia Nuclear e outra em comemoração ao Congresso de Tecnologia e Inovação no Setor Nuclear (TINS). "Foi uma honra estar presente em uma cerimônia de suma importância para nossa amada área nuclear e para o fortalecimento do nosso país. Isso mostra o quanto podemos fazer a diferença quando há dedicação, é gratificante ser uma Marie Curie e agradeço todo suporte oferecido pela IAEA. ", afirmou Mayara. Segundo Ludimila " Foi um imenso prazer e honra poder estar ali, e agradeço por todas as oportunidades e iniciativas que a agência permite ao redor do mundo. Sou grata por fazer parte de algo tão grandioso e poder representar meu país ao redor do mundo."
As alunas também estiveram presentes no encontro em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, na sede da AIEA em Viena, Áustria, em março deste ano.
Clique AQUI e veja a notícia completa!