Conceito 6A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, nesta segunda-feira, 12 de setembro, o resultado da sua Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de pós-graduação do Brasil. Dez dos treze cursos de mestrado e doutorado da COPPE/UFRJ foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7), atribuídos a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Entre eles, o Programa de Engenharia Nuclear (PEN) por 03 quadriênios consecutivos manteve sua nota 6.

Para mais informações Acesse:

Fonte COPPE

Fonte CAPES

 

 

14 09 PEN ProfJoana noticiaTítulo: Causas, efeitos e respostas para limitar o aquecimento global

Palestrante: Joana Portugal Pereira - PPE/COPPE UFRJ
Data: 04/10/2022
Horário: 14:00h
Local: Sala 122, Bloco G - CT

25 08 OrientaçãoRetornoATENÇÃO!  
“A orientação para as unidades das Diretrizes para o Retorno Pleno das Atividades Presenciais da Reitoria:
 
“Encaminhar o servidor ou aluno, por meio de documento impresso ou digital, para a testagem no CTD-covid-19, e paralelamente avaliar outras medidas pertinentes em decorrência da convivência pregressa deste indivíduo com outras pessoas, no intuito de viabilizar a detecção precoce de contactantes mais expostos ao risco de infecção. A Chefia imediata do servidor ou Direção da unidade ou a coordenação do curso deve salientar que, tanto o servidor quanto o aluno, poderão realizar diretamente o agendamento no site do CTD-covid-19 clicando AQUI. Neste caso, deverão, imediatamente, comunicar sua condição clínica à sua respectiva chefia imediata ou coordenação de curso, para regularizar a situação de afastamento. Alternativamente, pode ser utilizado o canal do e-mail para orientações quanto à testagem (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Recomenda-se a leitura do documento complementar de Estratégia nas Testagens, disponível AQUI. Afastamento imediato por 10 dias.
 
Instruir a comunidade local sobre a necessidade de autoavaliação de sinais e sintomas comuns da covid-19 (febre igual ou superior a  37,8º C, tosse seca, cansaço, falta de ar, dor de garganta, coriza, cefaleia, perda olfativa e/ou de paladar, diarreia) e sobre a necessidade de se afastar imediatamente da convivência social e de comunicar a suspeita de covid-19 ao responsável imediato (Chefia ou Coordenação de curso).”

25 08 UFRJ40anos noticiaQuerido Reginaldo Baptista, neste momento, com muita honra, gostaríamos de lhe agradecer por todos esses anos dedicados à esta instituição. E dizer que você é muito importante para essa Universidade. Seu comprometimento e contribuição fazem com que o COPPE, e consequentemente a UFRJ, seja tão relevante e necessária para toda a sociedade.

O PEN/COPPE/UFRJ o parabeniza.

 

25 08 MulheresSteam noticiaAté o dia 30 de agosto estão abertas as inscrições para quem deseja submeter um trabalho no I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM, que será realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos nos dias 21 e 22 de outubro. O edital e os templates para submissão estão disponíveis AQUI.

Os artigos deverão ser inéditos e de autoria exclusiva da(s) autora(s) e/ou autor(es). Todas as apresentações serão em formato presencial.

O evento

O I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Organizado pelo Parque e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem como objetivo ampliar as conexões e a integração entre academia, indústria e agentes políticos para fortalecer regional, nacional e internacionalmente as ações voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que incluem a atuação de mulheres.

Os dois dias de evento contarão com palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres de trabalhos, além de workshops e plenária para discutir ações para o futuro.

Mulheres em STEAM

O conceito de STEAM abrange a atuação nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática. O movimento surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 90. Inicialmente, a sigla era STEM e, depois, entrou também o “A”, de Arts, As artes foram introduzidas para fomentar também a criatividade, comunicação, habilidades interpessoais para formação de lideranças e equipes de alta performance.

A Comissão Organizadora agradece.

 

Topo