12 06 PEN ProfMartinus noticiaO Prêmio Wolf em Agricultura 2023 é concedido ao professor Martinus Th. “Rien” van Genuchten, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, “pelo seu trabalho inovador na compreensão do fluxo de água e na previsão do transporte de contaminantes nos solos
Martinus Theodorus Van Genuchten, nascido em Vught, Holanda, recebeu sua educação inicial na Agricultural U, Wageningen, e seu doutorado nos Estados Unidos, na New Mexico State University. Van Genuchten teve uma carreira exemplar e influente, com inúmeras colaborações em todo o mundo. Ele também atuou como coeditor e vice-editor de nove periódicos e lançou o Vadose Zone Journal, dedicado à ciência do ambiente próximo à superfície.

A zona vadosa é a porção subsaturada do subsolo que fica acima do lençol freático. O solo e a rocha na zona vadosa não estão totalmente saturados de água; isto é, os poros dentro deles contêm tanto ar quanto água. O movimento da água dentro da zona vadosa é importante para a agricultura, transporte de contaminantes e controle de enchentes. É intensamente utilizado para o cultivo de plantas, construção de edifícios e eliminação de resíduos, e é crucial para determinar a quantidade e a qualidade das águas subterrâneas disponíveis para uso humano.

Durante sua carreira de 40 anos, o professor Matinus transformou os amplos campos da física do solo e da hidrologia da zona vadosa, que são centrais para as operações agrícolas modernas e a ciência do clima. Ele criou uma base científica muito necessária para entender o fluxo de fluidos e os processos de transporte de contaminantes em solos não saturados, incluindo suas interações com a atmosfera acima e as águas subterrâneas abaixo. A hidrologia da zona vadosa contemporânea é impensável sem suas muitas contribuições, que estabeleceram vínculos entre agricultura, ciência do solo, geologia, ciências ambientais e engenharia civil. Particularmente importantes foram seus estudos sobre os processos básicos que regem o transporte de água e produtos químicos em sistemas de solo, com seu trabalho sobre o transporte fora do equilíbrio de produtos químicos agrícolas permanecendo um marco.
Ele foi pioneiro na representação de modelos de porosidade dupla e permeabilidade dupla considerando regiões líquidas móveis e imóveis em meios porosos insaturados, derivou novas soluções analíticas e numéricas e realizou alguns dos experimentos de laboratório e de campo mais definitivos para testar os modelos. Seus modelos melhoraram profundamente as previsões de fenômenos de campo complexos e motivaram uma avalanche de estudos em linhas semelhantes para abordar o transporte de água e produtos químicos em solos e rochas naturais. Por causa de suas atraentes propriedades matemáticas e sua simplicidade, as “equações de van Genuchten” são agora usadas universalmente em simuladores numéricos de fluxo subterrâneo e processos de transporte.
O Prof. Matinus recebe o Prêmio Wolf por reformular as disciplinas de física do solo e hidrologia da zona vadosa. Ele não apenas publicou centenas de artigos em revistas científicas, mas também escreveu manuais de usuário de seus muitos programas de computador que agora são usados em todo o mundo. Trouxe enorme visibilidade e credibilidade à profissão das ciências agrárias. Ele facilitou a formação de vínculos produtivos entre teóricos e práticos, jovens estudantes e cientistas talentosos e instituições em países desenvolvidos e menos desenvolvidos. Por todas as suas inúmeras contribuições para a agricultura, ciência do solo e hidrologia, o Prof. Matinus recebe o Prêmio Wolf de Agricultura de 2023.

Cerimônia do Prêmio Wolf, 15 de junho de 2023 às 16h30, horário de Israel.
Disponibilizaremos um link da transmissão ao vivo da cerimônia antes do evento. A cerimônia também pode ser vista em nosso FacebookYouTube ou pelo Website.

O Prof. Theodorus Recebeu o Prêmio Direto da Mãos do Presidente de Israel Isaac "Bougie" Herzog.