12 06 PEN ProfessorRenato noticiaO Professor Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi agraciado com a Luikov Medal, a mais importante premiação internacional na área de Transferência de Calor e Massa.

Cotta é o primeiro contemplado que atua no Hemisfério Sul e fora do conjunto de países considerados como desenvolvidos
A medalha é concedida, apenas a cada dois anos, pelo International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT), tendo sido atribuída pela primeira vez em 1979.

A premiação será entregue durante uma cerimônia específica que será realizada como parte da 17th International Heat Transfer Conference, de 14 a 18 de agosto

Trata-se do principal evento na área, que ocorre a cada quatro anos, e terá a edição de 2023 realizada em Cape Town, na África do Sul. Após receber a medalha, o professor da Coppe irá proferir uma palestra plenária sobre seus principais desenvolvimentos científicos que o levaram a conquistar esta importante distinção

Resumo do Professor Renato Machado Cotta: Graduou-se em engenharia mecânica com ênfase nuclear (1981) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui doutorado em engenharia mecânica e aeroespacial (1985) pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. É professor titular da Escola Politécnica e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).
Foi presidente da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM (2000 a 2001), presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, MCTIC (2015 a 2017). Foi professor visitante pela Leverhulme Trust no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Londres, na Inglaterra (2018). Suas linhas de pesquisa abrangem transferência de calor e massa, Colabora no Programa de Engenharia Nuclear da COPPE UFRJ orientando em conjunto os alunos da pós grauzão com o Prof Su Jian, chefe da escola politécnica da ufrj.
O engenheiro Renato Machado Cotta, membro titular da Academia Brasileira de Ciências foi nomeado presidente da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) no dia 17 de novembro de 2015 no Diário Oficial da União. Desde 2019 encontra-se cedido à Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (AMAZUL), em cargo comissionado como Consultor Técnico na Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Ministério da Defesa.

Saiba mais AQUI

Fonte: Caiafamaster