12 07 PEN NotíciaO PEN/Coppe/UFRJ no dia 21 de junho, em parceria com a Amazonia Azul Tecnologia de Defesa, realizaram a formalização de um Memorando de Entendimento na sede da Amazul, em São Paulo. A assinatura deste memorando contou com a participação da Prof. Dra. Inaya Lima - Coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear/COPPE/UFRJ/Vice-chefe DNC/POLIUFRJ , do Diretor-Presidente da AMAZUL, Newton Costa, do Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas, Valter Citavicius Filho. Também estavam presentes ao evento  o Diretor de Administração e Finanças, Sergio Ricardo Machado.

O memorando prevê compromissos futuros de cooperação técnica e científica entre a empresa e a universidade para o desenvolvimento ou aplicação de ferramentas para compartilhar e transferir conhecimentos referentes à implantação de gestão do conhecimento, gestão administrativa e execução técnica de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O Diretor-Presidente Newton Costa comentou que o memorando é uma ação concreta de apoio à universidade. “Se não formarmos pessoas na área nuclear, não chegaremos a lugar nenhum. Esta importante parceria é um desafio para nós da AMAZUL: como podemos ajudar a universidade para termos um futuro melhor? Precisamos agir. Sair da cultura ruim de que tudo é demorado e de que temos tempo. Não temos tempo! A engenharia nuclear urge e as oportunidades nessa área cresceram em todo o mundo”, lembrou o Diretor-Presidente. (Amazul,2023.)

A Amazul tem como objetivo absorver, promover, desenvolver, transferir e manter atividades sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). O seu compromisso é usar a tecnologia nuclear para salvar vidas, melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir a segurança energética com energia limpa e defender a soberania do País. (Amazul,2023.)

Foi um momento de grande aprendizado e troca de conhecimentos para a Universidade e demais envolvidos.

image 2023 07 12 10 55 03 image 2023 07 12 10 55 01 image 2023 07 12 10 55 00