A Westinghouse Electric assinou memorandos de entendimento (MoUs) com a JAVYS da Eslováquia para a implantação l de seus reatores AP1000 e pequenos reatores modulares AP300 (SMRs) no país. A Westinghouse disse que os MoUs “criarão uma estrutura para as duas partes colaborarem em planos técnicos e de desenvolvimento detalhados, enquanto exploram as próximas etapas para implementar as tecnologias de reator comprovadas na Eslováquia”. Gautam Rana, embaixador dos Estados Unidos no país, , disse que “Isso representa outro marco nos esforços conjuntos dos governos dos Estados Unidos e da República Eslovaca para alcançar a segurança energética e a sustentabilidade na Eslováquia, com foco no futuro em tecnologia de classe mundial.” David Durham, presidente de sistemas de energia da Westinghouse, explicou que “A Eslováquia é um país que entende bem os benefícios da energia nuclear e estamos muito entusiasmados por trabalhar com a equipe JAVYS para garantir seu futuro energético com nossos avançados e comprovados reatores AP1000 e AP300 tecnologias”. Já o presidente e CEO da JAVYS, Pavol Štuller, afirmou que “Temos uma rica experiência com a Westinghouse, pois há muito tempo colaboramos em projetos específicos relacionados ao descomissionamento de usinas nucleares em Jaslovské Bohunice. Em Além disso, a Westinghouse está envolvida e contribui para os processos de diversificação de combustível nuclear fresco para reatores na Eslováquia.”
Ele disse ainda que os MoUs criaram uma estrutura para a cooperação entre as duas empresas na implementação de projetos futuros e levariam a uma troca mais amplausina de informações no campo de novas tecnologias para que se possa avaliar sua adequação para inclusão na rede de energia eslovaca. A assinatura de memorandos não estabelece qualquer exclusividade, mas significa que se e quando o governo tomar uma decisão sobre a localização e o tipo de uma nova fonte nuclear, “queremos ser um gestor responsável desse processo para que possamos avaliar o possível benefício dos tipos de reatores oferecidos pela Westinghouse”. O AP1000, um reator de água pressurizada (PWR) é descrito pela Westinghouse como um reator Geração III+ com sistemas de segurança totalmente passivos. Quatro unidades AP1000 estão operando atualmente na China – duas em Sanmen e duas em Haiyang – e duas unidades devem entrar em serviço no local da Vogtle nos EUA no próximo ano. A tecnologia AP1000 também foi selecionada para novas propostas nucleares na Polônia, Ucrânia e Bulgária. A tecnologia está sendo considerada em vários outros locais na Europa Central e Oriental, no Reino Unido e nos Estados Unidos.
A Eslováquia tem quatro reatores nucleares – unidades 1 e 2 de Mochovce e unidades 3 e 4 de Bohunice – em operação comercial, gerando metade de sua eletricidade. A unidade 3 de Mochovce foi conectada à rede em fevereiro, enquanto a unidade 4 está em construção. Um pedido de licença de localização também foi submetido à Autoridade Reguladora Nuclear da Eslováquia no início deste ano para uma nova usina nuclear perto da usina existente de Bohunice. O pedido foi feito pela pela Jadrová Energetická Spoločnosť Slovenska – uma joint venture entre a empresa eslovaca de gerenciamento de resíduos radioativos JAVYS e a concessionária tcheca ČEZ.
Fonte: Petronotícias
Conteúdo disponivel AQUI