Imagem do WhatsApp de 2024 06 21 às 19.33.57 aafcccc4
A professora Inayá Lima, da Escola Politécnica da UFRJ e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ, esteve presente na audiência pública das Comissões de Minas e Energia e de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, realizada na Câmara dos Deputados no dia 19 de junho de 2024. O convite foi feito pelo Deputado Federal Júlio Lopes, presidente da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades Nucleares.
 WhatsApp Image 2024 06 21 at 19.04.16 2
Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Júlio Lopes, e a professora Inayá Lima.

O tema abordado, de grande relevância para o setor, foi "A Crescente Importância da Energia Nuclear no Cenário Global".
 WhatsApp Image 2024 06 21 at 19.04.16 3
Profª Drª Inayá Lima - Por: Edwaldo Costa

Diversas autoridades do setor nuclear estiveram presentes. A professora Inayá Lima destacou as valiosas contribuições do Diretor-Presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Newton Costa, e do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria. Ambos enfatizaram a importância de investir em recursos humanos no setor nuclear, especialmente aqueles oriundos da academia. Essa colaboração já ocorre entre essas instituições e a Engenharia Nuclear da UFRJ, que celebrou 55 anos do seu curso de pós-graduação em Engenharia Nuclear no ano passado e completará 15 anos de seu curso de graduação no próximo ano. A graduação da UFRJ é pioneira no país e a única com uma grade curricular de cinco anos voltada para as principais áreas de concentração, abrangendo tanto reatores quanto as aplicabilidades da física nuclear para a sociedade.

A abertura do evento contou com a presença do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, que ressaltou a importância do Brasil no cenário mundial da energia nuclear.
WhatsApp Image 2024 06 21 at 19.04.16
DG Rafael Grossi (IAEA) e a professora Inayá Lima na divulgação do livro “Mulheres Nucleares” no evento promovido pela Diamante Energia e a ABDAN.