12 09 PEN Noticia 5Na última terça-feira (10), a NUCLEP recebeu pela primeira vez os estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia Nuclear da UFRJ, em uma visita oficial organizada pela professora Inayá Lima, da Escola Politécnica e da COPPE , e pelo presidente da NUCLEP, Almirante Carlos Seixas. Essa visita marcou o início de um diálogo significativo entre duas importantes Instituições Públicas, destacando o compromisso em fortalecer a integração entre a academia e a indústria.A NUCLEP, localizada em Itaguaí, no Rio de Janeiro, é a única indústria brasileira capacitada a fabricar equipamentos pesados e estratégicos para os setores nuclear, de energia, óleo e gás, e defesa. Sua relevância é notável, principalmente em relação ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e às usinas nucleares de Angra 1 e 2, tendo também contribuído com a fabricação de diversos materiais para Angra 3. Como única empresa nacional desse porte, a NUCLEP desempenha um papel crucial na infraestrutura industrial do país. A professora Inayá Lima ressaltou a importância dessa iniciativa para os alunos de Graduação e Pós-graduação, reforçando o impacto dessa experiência prática no desenvolvimento de futuros engenheiros nucleares. “Essa visita estabelece um marco entre essas duas instituições públicas, proporcionando uma valiosa oportunidade de aproximação entre os alunos e a indústria”, afirmou Inayá. O presidente da NUCLEP, Almirante Carlos Seixas, destacou a importância de receber os futuros profissionais do setor nuclear, apontando a visita como um primeiro passo para fortalecer a relação entre a UFRJ e a NUCLEP. Além disso, ele compartilhou seu conhecimento sobre o PROSUB e os equipamentos das usinas de Angra, inspirando os alunos e reforçando o papel vital da NUCLEP para o desenvolvimento industrial do Brasil. A expectativa é que essa visita seja a primeira de muitas, consolidando uma parceria contínua e enriquecedora para a formação de novos talentos na área nuclear.

“Eu tive oportunidade de conhecer de perto a NUCLEP, que é uma empresa que eu sempre ouvi falar depois que entrei no curso e para mim foi uma experiência muito interessante, foi ótimo estar lá. Eu pude conhecer mais sobre a montagem de peças e produtos da minha área que é o curso de Engenharia Nuclear e ver essa tecnologia dos produtos construídos lá, a precisão do corte, da moldagem desse materias e toda a tecnologia e segurança envolvida na produção desses materiais me ajudou a compreender mais a complexidade e a importância dessa fábrica e desse setor para o país, não só no aspecto econômico como no de segurança e tecnologia também.” Maria Paula Santos - Estudante de Graduação da Engenharia Nuclear – CT – UFRJ

“Receber a turma de graduação em Engenharia Nuclear da UFRJ na NUCLEP é algo muito especial para mim. Depois de tantos anos de carreira e estando cursando o doutorado na mesma área, sinto um orgulho imenso em poder compartilhar experiências e conhecimento com as novas gerações durante essa visita técnica. Essa primeira visita marca um momento histórico tanto para a empresa quanto para os alunos, pois representa o futuro da engenharia nuclear e reforça o compromisso da NUCLEP com o desenvolvimento tecnológico e o aprendizado contínuo no setor Nuclear.” Jairo Bastos - Estudante de Doutorado PEN/COPPE e trabalhador NUCLEP.

Fonte: NUCLEP

12 09 PEN Noticia 612 09 PEN Noticia 112 09 PEN Noticia 212 09 PEN Noticia 312 09 PEN Noticia 4