Os "Pesquisadores do Programa de Engenharia Nuclear PEN/COPPE/UFRJ conquistaram o 1º lugar no concurso internacional “Smart City 2030: Gestão do Desenvolvimento Urbano Sustentável nos Países BRICS” com o projeto inovador “Soluções Sustentáveis de Energia para Fernando de Noronha”. O projeto propõe o uso de reatores modulares pequenos (SMRs) para gerar energia e dessalinizar água na ilha, visando reduzir as emissões de CO₂ e melhorar o abastecimento de água.
A equipe brasileira, liderada pelo pesquisador do PEN, Luis Lionel Salas Ramón, e pelo aluno de graduação do PEN, Leonardo Takashi, ambos pertencentes ao Laboratório de Neutrônica Computacional de Reatores (LANCER), também contou com a participação da doutora pelo PEN, Jadna Mendes, além de colaboradores da UFMG e da USP.
A cerimônia de premiação ocorreu no mês passado, em São Petersburgo, na Rússia. Essa conquista reafirma a liderança da COPPE e do PEN em inovação tecnológica e sustentabilidade, destacando o impacto transformador da pesquisa brasileira no cenário global.
Mais informações AQUI
Fonte: COPPE